sexta-feira, 31 de julho de 2009

Saúde Pública x Saúde Privada? Dá no mesmo!

Muito se critica, questiona e reivindica acerca da saúde pública. Porém quando há necessidade de fazermos uso dos planos de saúde que pagamos mensalmente é que podemos perceber que o descaso com o paciente ultrapassa o limite do governamental, chegando até o privado. O mais incrível, é que não se trata de uma similaridade sutil; é algo muito próximo ao descaso com pacientes que passam dias em hospitais públicos aguardando atendimento, pois chega ao cúmulo de ouvir uma atendente dizer arrogantemente que ‘quando se vai ao médico é pra esperar mesmo, até perder o dia todo, caso necessário’. O motivo de tal resposta? Não, não é porque você quer passar na frente de ninguém ou está entediado por esperar mais 20 minutinhos. Essa resposta você ouve quando questiona o motivo de ter uma consulta marcada há quatro meses para as 17:00, confirmada no dia anterior com a solicitação de uma outra atendente para que se chegue às 16:30 e ainda são 19:00 e você não foi sequer chamada para assinar a guia de atendimento.

A relação médico-paciente deveria ser algo mais humanitário, deveria haver respeito e preocupação com o próximo; pois é isso que eles juram quando se formam. Mas o que vemos é algo muito mais próximo de um mercantilismo desenfreado praticado por péssimos comerciantes, onde são marcadas inúmeras consultas, como que para bater metas; e não há o comprometimento necessário para cumprir prazos estipulados com anterioridade, nem tão pouco, preocupação com a qualidade do atendimento, não oferecendo de fato uma consulta, e sim uma simples prescrição de fórmulas e afins.
Mas, se a relação é algo parecido com a relação cliente-prestador de serviço, não deveria haver uma preocupação maior em agradar seu ‘cliente’, respeitar prazos e tratá-lo com cordialidade e atenção afim de fidelizá-lo? Deveria, mas não há!

Relato de vivência própria:
Desde Abril tinha uma consulta marcada para um endocrinologista no Emec, hospital tido como um dos melhores da cidade. (Atentem a anterioridade da marcação! Saliento que quando marquei queria para o período, mas só havia para vários meses depois. Hoje, só há vaga para 2010!!) Esperei três meses para ser atendida e no fatídico dia, esperei por mais cerca de três horas para entrar no consultório, dar boa noite e o pseudo reizinho-doutor, nem mesmo olhar em minha face para se prestar a responder ou fazer suas perguntas medíocres. Ainda tive a guia de solicitação de exames preenchida com o nome de outra pessoa, prova máxima de que ele sequer dedica a mínima atenção aos seus pacientes. Isso, sem contar que tive que ouvir das atendentes coisas como a pérola citada acima...
Comigo foi ruim, mas tenho apenas 23 anos e posso esperar. Pior foi ver uma senhora de mais de 50 anos saindo às 19:20 de uma consulta que estava prevista para as 15h.
Saliento mais uma vez: não estava na fila do SUS nem em hospital público. Estava com uma consulta marcada num hospital particular da cidade. Isso é um absurdo!!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu não sei o que é pior: o péssimo atendimento do médico, a demora na marcação da consulta ou a demora no atendimento... É de dar raiva, viu?!

www.eduardoleite.blogspot.com disse...

A sua queixa procede. Infelizmente muita há muita coisa errada na assistência médica .Considero como principal fator a formação do profissional médico.Já me manifestei várias vezes a esse respeito através de palestras e inúmeros artigos publicados em jornais e nos últios anos pela internet.